quinta-feira, 28 de abril de 2011

MINISTÉRIO DE LOUVOR


                        CARO LEITOR,
O TEXTO A SEGUIR FOI ELABORADO POR MIM PARA USO NA COMUNIDADE CRISTÃ NOVA ALIANÇA (F. MORATO, SP).
DECIDI PUBLICA-LO AQUI PORQUE CREMOS QUE PODE SER UTIL A LEVITAS, MUSICOS, LIDERES, REGENTES E PASTORES TANTO NA ORGANIZAÇÃO COMO NA CRIAÇÃO DE MINISTERIOS DE LOUVORES.
ESPERAMOS EM DEUS QUE SIRVA DE FATO.
TENHA O LEITOR A LIBERDADE DE USA-LO E ATÉ MESMO DISCORDAR SE FOR O CASO.
COMENTARIOS, SUGESTOES E CRITICAS SAO MUITO BEM-VINDOS. 
COMO COMPLEMENTO O LEITOR PODE ASSISTIR AO MEU VIDEO SOBRE O MESMO ASSUNTO NO LINK:          http://www.youtube.com/watch?v=qQMON1FWW30
                                                           MINISTÉRIO DE LOUVOR CCNA
          DIRETRIZES ARTÍSTICAS E PASTORAIS PARA OS MINISTROS DE MÚSICA DA CCNA
Graça e paz do Senhor Jesus.                     
Este trabalho que apresentamos aos amados irmãos que estão diretamente envolvidos no Ministério de Música desta Igreja tem por objetivo ORGANIZAR algumas coisas dentro deste Ministério de Música bem como servir de texto para a instrução de novos ministros de louvor da Comunidade Cristã Nova Aliança (Francisco Morato).
São orientações práticas, técnicas e pastorais que julgamos pertinentes e fundamentais para o bom desempenho do trabalho deste Ministério de Música da Comunidade Cristã Nova Aliança.
Temos convicção que não servirá apenas para esta Comunidade Cristã Nova Aliança, mas também para outras Igrejas e Comunidades.
A música é algo que se origina no mundo sobrenatural e desce até o nosso mundo e nosso interior.
É uma espécie de chave que abre as portas do mundo espiritual. Em II Rs 3.15 vemos isto claramente. Por que o profeta pediu um “tangedor”? (leia I Cr 25.1).
Essa nossa visão sobre a música deu-nos a convicção de que a música que produzimos na CCNA deve continuar a ser nosso cartão de visitas. Todos os que queiram se envolver com a música cristã nesta Igreja devem ter em mente de modo mui claro que a Direção Espiritual e Musical da CCNA tem bem clara a noção e o compromisso de que A MÚSICA É O CARTÃO DE VISITAS DESTA IGREJA.
Portanto a música tem grande importância nesta igreja assim como a Ministração da Palavra e o Atendimento e Acolhimento do Povo.
Instamos com cada Ministro de Louvor da CCNA que adote esta visão e empenhe-se para manter este nível.
Os erros costumam ser in-evitaveis, mas cada Ministro de Louvor da CCNA deve ser um colaborador na solução de problemas do cotidiano do Ministério de Louvor CCNA e buscar novas idéias e apresentá-las para analise e possível adoção dentro do Ministério de Louvor CCNA.
Cientes destas responsabilidades instamos a todos os que estão envolvidos neste santo Ministério de Música que se empenhem para por em pratica as determinações que seguem:
1.       Todo membro do Ministério de Louvor CCNA deve ser uma pessoa exemplar
2.       Todo membro do Ministério de Louvor deve participar de ao menos 2 cultos semanais na CCNA (se ficar incumbido de uma ministração semanal)
3.       O membro do Ministério de Louvor deve ser uma pessoa fiel nos dízimos e ofertas e ser capaz de ensinar isto.
4.       Todo membro do Ministério de Louvor CCNA deve estudar a apostila do Curso para Formação de Obreiros da CCNA (o leitor que quiser conhecer a apostila pode pedi-la pelo meu msn osnirviolao@hotmail.com). Ou seja, deve investir em sua formação.
5.       Deve manter-se atento ao culto. Os ministros (cantores ou instrumentistas) devem sentar-se próximos ao altar após a ministração. É deselegante o dirigente ter de acenar para que os músicos (cantores e instrumentistas) se apresentem para algum evento musical. Repetimos assim que os cantores e instrumentistas da CCNA devem ficar atentos aos andamentos do culto, pois podem ser requisitados durante o culto.
6.       Observar sempre se os pastores e lideres da CCNA estão precisando de você em algum momento do culto para outra necessidade que não seja tocar ou cantar.
7.       Buscar sempre melhorar sua técnica vocal e instrumental.
8.       Ter postura séria e amável e evitar conversas desnecessárias na hora do louvor
9.       Deve contribuir com sugestões de novos repertórios
10.   Não sentar-se deselegantemente no altar ou no átrio da igreja, não manter postura relaxada quando empunhar o instrumento.  Insistimos com firmeza aos amados irmãos e irmãs que o fato de não sermos legalistas em questões de “usos e costumes” não podemos aceitar o uso de trajes extremamente permissivos que tirem a concentração da igreja ou induzam ao pecado. Isto serve para o ambiente do culto ou de fora no cotidiano.
11.   Evitar estudar “descobertas” instrumentais  e vocais na hora do louvor. Podemos improvisar, mas estudar deve ser feito fora do momento de louvor.
12.   Você é um líder CCNA. Deve honrar esta posição e ser modelo de concentração no altar para que sua desatenção não contamine a igreja toda.
13.   Cuidado com microfonias. Cuide de seu microfone.
14.   Você é um líder CCNA. Ajude-nos a ajudar o povo. Não fique isolado na Igreja. Você é exemplo para futuros Ministros de Música da CCNA. Converse com pessoas. Faça amizades na igreja.
15.   Se você toca entenda que QUEM ESTÁ CANTANDO ESTÁ COM A AUTORIDADE, e deve ser seguido. Não termine a música, se estiver acontecendo uma ministração de algum ministro de Louvor, até ter certeza que o cantor quer isto.
16.   Todo membro do Ministério de Louvor CCNA não deve fazer caretas se a música ta ruim, se esta desafinado, etc. Dê um toque sutil para o companheiro desafinado ou se for seu instrumento afine-o o mais rápido possível e com discrição.
17.   Você é muito importante para a CCNA e nos sentimos honrados e enriquecidos com sua presença valiosa.   

OSNIR GONÇALVES FERREIRA,
ABRIL DE 2011
Comunidade Cristã Nova Aliança,  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RESPOSTA DE OSNIR À BANDA MANUAL 7

Banda Manual 7 disse...

Mano falando essas coisas vc quebra as pernas porexemplo..do Ofigina g3..Pg...Metal nobre..Novo som falando q rock é do diabo manoo vai se enformar antes de falar merdaaaa


EU DISSE QUE O ROCK É DO DIABO?

vejam amigos internautas, os amigos da banda Manual 7 nao entenderam o texto sobre o rock no qual na verdade eu defendia q o som é neutro, podendo apenas de carregar de um "aparato conceitual determinado", como disse Edward Hanslick em O BELO MUSICAL.

Acabo de descobrir que esta Banda é de nossa cidade de Francisco Morato. É, portanto uma banda que leva o nome de Evangelicos.
Estou surpreso, que a banda tenha entrado meu blog e inclusive falado palavras chulas e baixas que tenho vergonha de contaminar os olhos do internauta.
Quero usar aqui a minha influencia ministerial nesta cidade e regiao e alertar aos pastores amigos que tomem cuidado ao convidar supostas bandas evangelicas para seus eventos. Este conselho posso dar porque ja cometemos esse erro.
na verdade caros pastores a presença constante de inúmeras bandas em nossa igreja a COMUNIDADE CRISTÃ NOVA ALIANÇA (CCNA) deu-nos o conhecimento para podermos garantir que sabemos que muitas bandas nao sao de confiança espiritual. Na verdade ja sabemos com razoavel segurança que bandas prestam que bandas nao prestam.
Podemos nomear as que sao boas bandas em questoes musicais mas que nao sao de fato cristãos.
Voce leitor pode ler nas palavras da Manual 7 o que eles me disseram aqui.
Eu sou contra o Rock?
Sou sim!
Sou contra o rock usado para fins satanicos (e nenhum internauta honesto e realmente livre irá discordar se disser aqui que muitas bandas famosas e anonimas estão envolvidas com o mal!)
Eu sou contra o Rock?
Nao sou!
Veja que honra!
Recebemso em nossa Igreja COMUNIDADE CRISTÃ NOVA ALIANÇA, a presença ilustre do superbaterista Walter Lopes (EX-OFICINA G3), homem de Deus, da musica, do Rock! Tocou na igreja, pregou a Palavra com segurança, confiança e ousadia, conseguindo de fato falar com jovens eadolescentes.
E o leitor acha mesmo que não gosto do Rock?
Antes de condenar o rock e defender Mozart, o leitor poderia muito bem encontrar uma traduçao da famosa musica O DU ESELHAFTER MARTIN, de Mozart e ver que o pessoal da Banda Manual 7 só nao falou mais bobagens do que esta musica classica.
E digo isto porque a musica é neutra! Pode ser classica ou rock depende do que queremos usa-la!
Qualquer pessoa que conhecesse Mozart superficialmente nao diria jamais que este compositor classico teria usado a musica para falar tantas bobagens como ele fez em O DU ESELHAFTER MARTIN.
Mas continuo insistindo aqui que o rock é neutro.

O ROCK É NEUTRO!
Meus amados da BANDA MANUAL 7,
foi justamente por pensar parecido com voces que resolvi levantar a questao.
Veja no meu texto neste blog (O DIABO É O PAI DO ROCK?) que não fiz uma afirmaçao mas uma interrogação.
O que eu disse é que muitos de nós evangélicos e muitos escritores catolicos diziam nos anos 80 (e muitos ainda pensam assim hoje) que o diabo é o pai do rock.
Estou inclusive escrevendo um texto que se chamará "O DIABO É O PAI DO ROCK? E DA VALSA TAMBEM?"
Nesse texto conto um pouco da história da valsa e mostro como apesar de a valsa ser tão aceita que quase já não é tocada por grupos e cantores populares (evangélicos ou não, já que muitos acham a valsa cafona), a coitada da valsa ja foi condenada como ritmo da perdiçao, ritmo endiabrado etc. O mesmo que fizeram com o rock.
De fato gosto tambem do OFICINA G3, do NOVO SOM etc.
Hoje pela manhã carreguei meu notebook com umas 25 musicas do OFICINA, e umas 30 do NOVO SOM. Estou assistindo com carinho e atenção o dvd DDG EXPERIENCE do OFICINA G3.
O som do grupo, as letras o visual, tá tudo muito legal.
Depois postarei um comentario especifico sobre essa obra.
Ja tocamos esses dois grupos citados na igreja.
Inclusive estamos elaborando um arranjo para um hino "manjado", o conhecido "GLORIA, GLORIA, ALELUIA", e muito do que estamos fazendo no hino tem a influencia do arranjo para o mesmo hino que o OFICINA fez.
Tão prova que nisso penso igual a vocês é que o primeiro comentario nesse blog é do Daniel, um garoto de uns 13 anos que é meu aluno. Daniel nao é evangelico, e após as minhas aulas ele decidiu criar um blog sobre rock porque aprendeu comigo que o diabo NÃO é o pai do rock. Apesar de que nao concordo com algumas ideias do meu amigo e aluno Daniel respeito suas posiçoes.
Alem disso meus amigos, quem diz que o diabo é o pai do rock ignora que o rock nao é bem um ritmo mas UM MOVIMENTO MUSICAL.
Se voces assistirem os dvds do FESTIVAL DE WOODSTOCK, um dos maiores festivais de rock que se realizaram, poderao ver varios ritmos que não podem ser considerados rock mesmo, como a incrivel cantora JOAN BAEZ. O MOVIMENTO ROCK lutava contra o que seus artistas consideravam absurdos sociais (ou pedras, pois a palavra ROCK significa PEDRA), obediencia às autoridades, aos lideres religiosos. Lutavam portanto contra as pedras. Colocavam as pedras para rolar (pois é isso que significa rock`n roll).
PENSO QUE VOCES NAO ENTENDERAM O TEXTO.
Mas o certo meus amigos é este blog é para discutir assuntos musicais com seriedade e conhecimento.
valeu pessoal
tenham a paz de Cristo, com muitos bons rocks, se quiserem.
Continuem ouvindo OFICINA e etc.

osnir gonçalves

PROFESSOR OSNIR GONÇALVES

CONTATOS:
011-44890575 ou 011-65374114

EMAIL: osnirviol@yahoo.com.br

MSN: osnirviolao@hotmail.com

PROFº OSNIR GONÇALVES